ROBÔ – Olá, seja bem-vindo à Xdevs, a melhor hospedagem de sites WordPress. Posso ajudar?

EU – Gostaria de conhecer os planos de hospedagem.

ROBÔ – Nós temos os melhores planos de hospedagem WordPress do Brasil, dá uma olhada no nosso site: https://xdevs.com.br/

EU – Obrigado.

ROBÔ – Não deixe de acessar o nosso site. Posso ajudar em mais alguma coisa?

EU – Não.

Esta foi um simples diálogo, realizado entre um internauta (EU) e um robô, o tal do chatbot.

Essa é mais uma das maneiras de capturar leads para o seu site, uma simples comunicação que dá muito resultado. As pessoas gostam de atenção, e agora você sabe disso.

Neste artigo nós vamos te explicar o que é e como instalar o chatbot em seu site WordPress, indispensável para o sucesso do seu negócio.

Os tópicos abordados neste artigo serão os seguintes:

  • O que é e como funciona um chatbot?
  • Tipos de chatbot que você pode instalar em seu site.
  • Como o chatbot pode te ajudar em conversões em seu negócio?
  • Uma lista dos melhores chatbot para o seu site WordPress.
  • Como instalar no WordPress?

Então, vamos nessa, iniciando com o pé direito.

O que é e como funciona um chatbot?

Sabe a Cortana do seu computador e a Siri, da Apple? Então, ambos são robôs. É possível mandar o robô realizar diversas tarefas, como fazer uma pesquisa na internet, enviar mensagem ou mesmo ligar para alguém.

O chatbot é tem o mesmo conceito, ele é integrado ao seu site e simula uma conversa humana, como se alguém estivesse ali 24 horas, 7 dias por semana, para solucionar alguns problemas e sanar dúvidas.

É possível programar esse robô para que ele execute tarefas específicas escolhidas por você, como tirar dúvidas frequentes e fazer alguns tipos de consultas.

Tipos de chatbot que você pode instalar em seu site

Há dois tipos de chatbot que você pode instalar no seu site. Um é baseado em regras, chamado de chatbot simples, e o outro é uma inteligência artificial, chamado de smart.

Chatbot simples

Como o nome mesmo diz, ele é baseado em um chat simples.

O internauta escreve uma mensagem e o robô vai identificando e entendendo o que o usuário diz com base em palavras chave pré-programadas. É necessário que a programação tenha sido feita com perguntas que geralmente são feitas por usuários.

Caso a pergunta ou colocação do usuário saia dessas perguntas frequentes, ele responde como “desculpe, não entendi”.

Chatbot smart

Este tem um pouco mais de complexidade de programação e também produz um contato mais “humanizado”. O software registra todas as palavras escritas pelo usuário para processar mais tarde.

Ele não dá apenas respostas programadas, mas também responde com sugestões para problemas desses usuários.

Como o chatbot pode te ajudar em conversões em seu negócio?

Há maneiras de um chatbot te ajudar a realizar mais conversões, auxiliando diretamente na venda dos seus produtos.

E quais são essas maneiras?

1 – Coletando leads para as suas vendas

Coletar leads é o propósito de muitas pessoas, e o seu também. É dessa maneira que você poderá aumentar consideravelmente as suas vendas.

O 1ClickSolar, por exemplo, utiliza uma landing page com um chatbot para coletar informações do visitantes assim que chegam ao site.

Geralmente esse tipo de chatbot é integrado a sites que oferecem serviços que necessitam de algum tipo de orçamento.

2 – Qualificando novos leads

Que tal automatizar as respostas para os seus leads?

Os chatbots podem simplificar este trabalho para você. Eles coletam informações sobre os leads fazendo perguntas específicas de nicho.

A partir dessas informações é possível avaliar o quanto cada visitante tem potencial de lead e encaminhá-lo para a sua área de interesse.

3 – Inscrevendo visitantes em seu newsletter

O TrainedUp é o essencial para esse serviço. Ele utiliza o chatbot para priorizar novos leads e para inscrevê-los em seu newsletter semanal.

4 – Colocar visitantes em contato com a sua equipe

Nesta etapa o chatbot faz perguntas simples que sua equipe faria ao internauta, economizando tempo.

É mais um direcionamento para que o ele vá direto ao ponto que interessa. Se um visitante já fez uma pergunta que esse mesmo fez, a resposta é direcionada com um resumo. A mesma resposta pode ajudar muitas outras pessoas.

5 – Personalizar experiências de navegação

Funciona como uma pesquisa de satisfação, perguntando o visitante como está sendo a experiência no seu site, e perguntando sobre coisas que podem ser melhoradas para que a experiência seja ainda melhor.

Os quatro melhores chatbots para o seu site WordPress.

1 – Intercom

Intercom é uma das plataformas mais famosas e funcionais para chat e suporte para WordPress.

É oferecido um suporte 24/7 aos visitantes. Ele é bem funcional, simples de utilizar, é smart e também promete aumentar o seu tráfego em mais de 100%.

2 – Drift

É também um dos mais conhecidos da comunidade.

Você só precisa criar uma conta, e depois instalar o plugin da plataforma e em seguida, copiar e colar uma linha do código do widget de sua conta para o cabeçalho do site.

Após colocar para funcionar ele já começa a coletar leads para você automaticamente.

3 – Wp Chatbot

Um dos preferidos da comunidade, você pode instalá-lo como um plugin e atribuir para o seu bot uma identidade e personalidade, ensinando o que dizer aos seus visitantes, e o habilitando a coletar leads em seu site.

4 – Freshchat

Com este chatbot é possível criar uma plataforma de chat para suporte a clientes dentro de uma interface de chat em tempo real.

A frase ficou meio confusa, mas não é complicado, pode ter certeza.

Esta é uma maneira personalizada de criar uma comunicação objetiva com a proposta de coletar leads e converter.

Como instalar no WordPress?

Há inúmeras maneiras de integrar o chatbot ao seu site WordPress. É possível fazer por meio de instalação de plugin e também através da inserção de um código no seu site.

Mas, como fazer?

Se você acha que vai precisar ser um programador P.h.D para instalar esse tipo de software, está muito enganado. O processo é mais simples.

É mesmo como a gente comentou acima, instalando um plugin. Ou mesmo colocando através de um código.

Conclusão

Podemos dizer que o chatbot é a sua melhor alternativa para otimizar o seu negócio.

Você irá poupar mão de obra com questões comuns que podem ser resolvidas de fato pelo robô.

Até porque, meu caro e minha cara, é um tempo, e tempo é dinheiro.

E aí, gostou do artigo? Escreve para a gente o que você achou nos comentários. Ficaremos felizes em te responder.

Até logo!

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