Como gerar audiência para o seu infoproduto

Olá, é um novo dia para empreender, sabia? Para aprender também! Há inúmeras formas de empreendedorismo digital. Já mostramos algumas à você, como o infoproduto.

Em nosso blog você encontra aqui e aqui todas as informações sobre o que são, como criar e onde vender produtos digitais.

Hoje daremos mais um passo para o seu sucesso. A audiência é um passo extremamente importante para a venda de um infoproduto, e é sobre isso que a gente vai conversar hoje.

O pontapé inicial é entender a demanda de mercado. Um produto digital revolucionário não vai se vender caso você não tenha público.

Inclusive é perigoso, pois alguém mal intencionado pode copiar a sua ideia, vender e lucrar antes de você – caso você não seja reconhecidamente o dono dela. O ideal para alavancar as vendas é criar o seu público antes de lançar seu infoproduto.

Mas como fazer isso? Bom, inúmeros infoprodutores iniciam primeiro um perfil em redes sociais, atraem um público, criam seu produto e vendem para esse mesmo público.

Um exemplo interessante são os novos escritores. É possível perceber um padrão nas vendas deles. Eles geralmente vêm do Instagram ou Youtube.

Seus textos ou vlogs são publicados diariamente e o público torna-se fiel, e em um determinado momento esse empreendedor lança um compilado de seus produtos – vendendo para esse mesmo público interno e para o externo.

É claro que nem tudo são flores e coisas dão errado. Por isso, você deve aprender com suas ações, principalmente durante o lançamento desse infoproduto. Isso vai determinar os seus próximos sucessos. Vamos ver como isso funciona de verdade? Acompanhe abaixo os passos!

Guia de como gerar audiência para um infoproduto

  1. Criando o seu público
  2. Produto e informações para sua audiência
  3. Lançamento e acompanhamento

Vamos começar!

1. Criando o seu público

Quando pensamos em pessoas no mundo digital pensamos automaticamente em redes sociais. E sim, esse é o melhor caminho. Tudo começa com o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.

A alimentação constante das redes sociais com um conteúdo que realmente ajude as pessoas vai atrair muitos fãs e seguidores. Aliado à isso é possível utilizar promoções e parcerias pode dar um up no perfil.

Conforme o número dos seus seguidores crescer, você vai notar que o relacionamento com a sua audiência vai se estreitando, o que é bastante importante também.

Responder comentários, e-mails e mensagens mostra que o empreendedor é presente, preocupado com seus seguidores e dá a devida importância à eles. Isso ajuda muito na fidelização do público ao seu conteúdo.

Ao notar que seus perfis já possuem um número relativamente bom de seguidores engajados, o empreendedor pode tentar lançar seu produto.

2. Produto e informações para a sua audiência

Nesse ponto, provavelmente você já terá bastante conteúdo publicado. Então, poderá escolher entre lançar um compilado desse conteúdo ou lançar algum material novo ou mais avançado que seu conteúdo gratuito.

É possível contar com o auxílio da audiência para definir o produto. Atualmente há diversas maneiras de colaboração do público. Artifícios como as enquetes e as perguntas do Instagram, mensagens do Facebook, etc.

Você só precisa fazer o anúncio nas suas redes sociais e aguardar as respostas. Não resta dúvida de que o seu público, fidelizado, vai te apoiar e ainda sugerir ideias para esse produto que ele mesmo irá consumir.

Mas, é importante entender que todo produto para ser vendido precisa de algum atrativo ou uma prévia do que está por vir. É interessante separar um grupo seleto de consumidores para fazer alguns testes, e como bônus lançar uma pré-venda para este grupo com um preço menor e mais atraente.

Será necessária uma breve explicação do infoproduto para ambientar os possíveis compradores, depois é só esperar que emitam suas opiniões e futuramente comprem o produto.

3. Lançamento e acompanhamento

Tudo pronto? É hora de colocar o produto à venda! O que vai determinar o sucesso do lançamento é o seu empenho no processo de criação e divulgação do produto.

Como vimos no nosso artigo sobre infoprodutos, é possível utilizar um item digital para vender outro – por exemplo, um ebook ou algumas aulas gratuitas, caso seu produto seja um curso. Esse artifício conhecido como isca digital, faz com que o consumidor se interesse e adquira o produto alvo.

No dia do lançamento é interessante utilizar eventos ao vivo, como uma live no Facebook ou Instagram, para esclarecer possíveis dúvidas do seu público sobre o seu infoproduto, pois serão eles que irão divulgá-lo por aí e fazer a audiência aumentar.

Mas pera lá, problemas acontecem. Durante o acompanhamento das vendas do seu produto você pode perceber falhas. Ainda que sua audiência te ajude a montar seu produto, ele ainda pode ser melhorado e muito! Críticas construtivas são extremamente bem vindas, não se esqueça disso.

Conclusão

Agora você tem um produto de excelência e uma audiência em mãos. Não se engane, o processo de construção desse público até o lançamento do produto leva tempo, mas isso é importante para você conquistar bem esse consumidor e realizar um primeiro lançamento de sucesso.

Daqui para frente você terá como desafio ampliar continuamente sua audiência e também lançar novos produtos para alcançar um negócio sólido. Falaremos sobre isso nos próximos artigos.

Que tal agora tentar? Compartilha com a gente suas principais dúvidas e ideias nos comentários. Até a próxima!