Você já ouviu falar em teste A/B? Não? Então vem com a gente que no caminho a gente explica.

Métricas. Elas existem e estão em todos os lugares. Precisamos entendê-las para ter dimensão de como anda o nosso negócio e nosso investimento, é claro.

Neste artigo vamos te dizer o que é esse tal teste A/B e para o que ele serve. Você nunca mais vai testar alterações nas ações de marketing da mesma forma.

Com os testes A/B você terá possibilidade de saber os resultados de alterações de variáveis de uma determinada ação. Isto é, você poderá isolar aquela alteração, entender o impacto da mudança e seguir em frente com as otimizações.

O que é um teste A/B?

A maneira mais comum para entender o que é um teste A/B é a seguinte: você enviará tráfego para 2 peças de marketing, uma delas contendo alguma alteração. A partir dessa alteração, se observam os resultados.

Um exemplo bem interessante é utilizá-los para saber se o seu público alvo está realmente sendo atingido, visando o aumento significativo dos seus resultados com o seu nicho de atuação.

Seu e-mail marketing disparado não tem tantos cliques como gostaria? Pois então, isso pode ser medido pelo teste A/B. Você, de repente, se adicionasse mais conteúdo ao e-mail poderia ter um melhor resultado – isso é que será mostrado.

A palavra é testar. É dessa forma que você saberá o que realmente está funcionando e o que é dinheiro jogado fora.

A montagem da persona deve ser feita o quanto antes e com boa profundidade, mas você também descobrirá falhas durante a utilização dos testes A/B – que serão de grande ajuda para você.

Testes A/B na prática

Nas linhas abaixo explicamos como implementar um teste A/B na prática. Vamos lá:

Implementação

Primeiro devemos definir o que desejamos testar. Quer saber se a sua landing page pode melhorar? E seu e-mail marketing? Também? Sim, aqui você vai medir o funcionamento.

O exemplo de teste A/B mais popular é feito com mais frequência em landing pages. Em um teste A/B com landing pages poderemos entender como seu público interage com a página e se está convertendo melhor após a variável alterada.

Para saber se o resultado é válido, é preciso entender também se as páginas participantes do teste A/B já receberam tráfego suficiente para o teste ter significância estatística. A partir da validação do teste, a página vencedora receberá 100% do tráfego.

Tão importante quanto testar suas estratégias de marketing é usar ferramentas especializadas. Geralmente os testes são feitos por meio dessas ferramentas ou através de softwares de automação de marketing para o propósito.

Ferramentas

Como exemplo de ferramenta de teste A/B gratuita, temos o Google Optimize, integrada ao Google Analytics, conseguimos medir os resultados e extrair inteligência.

Google Optimize

Caso deseje uma ferramenta paga, uma das mais conhecidas e completas é a Optimizely.

Para testes e-mails marketing não é necessário de uma ferramenta especializada, o próprio serviço de email marketing normalmente tem essa funcionalidade e dá para você colher diretamente as respostas que precisa.

O interessante nesse caso é que você poderá identificar diretamente os defeitos e melhorar para obter um resultado superior.

Estatística de resultados

A primeira coisa a fazer aqui antes de iniciar o teste A/B é determinar a amostragem de pessoas para gerar o resultado do seu teste.

Há uma calculadora que mostra exatamente quantas pessoas precisam estar na pesquisa para que você consiga atingir o resultado que almeja.

Utilize a Kissmetrics para medir o público necessário à implementação do seu teste.

Medindo os resultados

Um teste A/B também leva tempo e por isso é preciso esperar.

Se fizer a medição a cada minuto poderá ficar frustrado(a), porque os resultados podem ser inexpressivos.

O verdadeiro resultado de um teste A/B pode demorar horas, ou até mesmo dias, para ser revelado.

Porém, para o caso de testes em e-mail, o período de tempo pode ser curto, variando de 1 a 3 horas dependendo de quantas pessoas o receberam. Tudo depende da amostragem testada.

Há um período chave para medição, que normalmente é de 15 a 30 dias, pois vai garantir que suas páginas receberão visitas suficientes para que seu teste tenha significância estatística.

Se depois desse tempo determiado seu teste ainda não tiver resultados significantes, quer dizer que ele não tem um impacto tão grande na sua estratégia.

As métricas mostrarão a você onde está errando e onde está acertando. Fixe o trabalho nos erros, e permita-se errar no início – é normal.

A gente não deve acabar com um negócio porque não está dando certo e sim tentar aperfeiçoá-lo para obter resultados diferentes.

E aí, já fez algum teste A/B? Compartilha com a gente nos comentários.

Até a próxima!

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