Tá precisando daquela imagem de qualidade para compor alguma publicação do seu blog? Você veio ao lugar certo, vamos te apresentar nesta publicação os 10 melhores sites para você baixar imagens, a maioria é gratuita.

É sabido que atualmente é importantíssimo compor uma publicação com fotos e imagens, porque elas prendem a atenção do internauta, e fazem com que ele permaneça mais tempo em seu blog.

Além de tudo, a imagem também diz. E é por isso que ela deve ser utilizada. Ela dá mais profissionalismo ao seu site e mostra melhor comunicabilidade.

Imagens são muito importantes para os buscadores. Não é aconselhável colocar no seu blog uma imagem que não tenha a ver com conteúdo, porque a imagem pode acabar perdendo relevância para os motores de busca.

As pessoas geralmente veem primeiro o que há dentro do post do que propriamente o conteúdo do texto, e por isso se a imagem for destoante do texto a probabilidade de o internauta não ficar é maior.

Não basta ter uma imagem em seu texto, ela precisa fazer parte do contexto e chamar a atenção do leitor.

Agora que você sabe a importância do uso de imagens para o seu blog, vamos te apresentar os 10 melhores sites para baixar imagens de alta qualidade, mas antes você precisa entender um pouco sobre direitos autorais.

Aprofundando sobre Direitos

Vamos agora esmiuçar a fundo a propriedade intelectual através dos direitos autorais e o creative commons – tudo para que você não tenha problemas futuros ao utilizar imagens da internet.

Direito autoral

Quem dá é a própria lei, à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual – dessa forma o proprietário poderá usufruir de todos os benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações. São intransferíveis e irrenunciáveis.

Creative Commons

É de fato uma ONG. O objetivo é expandir a quantidade de obras criativas disponíveis através de licenças que permitem compartilhamento com menos restrições, sendo quase contrária ao direito autoral, que restringe bastante.

As imagens podem estar resguardadas por algum desses direitos, lembrar sempre de conferir antes de utilizar para não ter problemas.

Agora apresentaremos à você uma lista com os 10 melhores bancos de imagens da web. A maioria deles oferece as imagens livre de direitos, mas fique atento a utilizar qualquer outra foto, porque isso pode te complicar e gerar processo judicial.

Sites gratuitos

Free Stock Photos

Diferente dos demais sites, no Free Stock as buscar podem ser realizadas em português. Você encontra também milhares de imagens de maneira gratuita para usar – livre de direitos.

Free Nature Stock

Este é o melhor banco de imagens de natureza para você achar para o seu site. Se você tem um site sobre natureza, essa é a sua vibe.

Unsplash

O Unsplash é um excelente banco de Imagens e não precisa realizar cadastro para baixar as fotos.

Basta procurar um tema no campo de busca e o site retorna com as imagens relacionadas. São imagens de alta resolução para você colocar no seu blog como quiser.

Designs Pics

Excelente para uso em projetos pessoais e profissionais. Também não requer cadastro e é bem simples de usar.

São milhares de imagens gratuitas, aproveite!

Pixabay

Neste site você encontra mais de um milhão de tipos de fotos diferente para utilizar. Este, em especial, tem um destacamento dos outros, porque você pode escolher as fotos de forma especial.

Ao pesquisar, pode definir a orientação da imagem por vertical e horizontal; cores por transparente e p&b e tamanho. Neste site você também encontra tipos diferentes, como fotos, gráficos e até vídeos. Use e abuse!

Ultra HD Wallpapers

Aqui você vai encontrar imagens fantásticas e em 4K (um conteúdo revolucionário) – e melhor, são todas gratuitas. Você também poderá encontrar neste site aquele papel de parede fantástico!

Sites pagos

Negative Space

Neste site você vai encontrar aquela imagem especial para o seu site. Há dezenas de categorias especiais para você pesquisar.

Albumarium

Este site é um pouco diferente dos outros. Você vai encontrar milhares de imagens totalmente gratuitas e livres de direitos, mas algumas delas não podem ser utilizadas sem o consentimento do autor, aquelas que têm direitos reservados.

Tome cuidado, as obras audiovisuais e fotográficas são protegidas. De acordo com a Lei Federal número 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), os autores dessas obras têm os direitos morais e patrimoniais sobre elas.

Você precisa comprar esses direitos caso queira utilizar a imagem em específico – ou se for autorizado por escrito.

Realistic Shots

Neste site você encontra imagens de cunho mais realístico. Elas são utilizadas mais para negócios e uso pessoal.

Barnimages

Barnimages

E por último e não menos importante temos este site. Ele só cresce e as imagens são em altíssima resolução também. Há imagens dos mais variados tipos possíveis.

Bônus – Como encontrar imagens sem restrições de uso no Google?

É fácil encontrar imagens, vídeos ou textos livres de direitos para utilizar como quiser. Para isso, você precisa fazer uma pesquisa avançada com o filtro “direitos de uso” e verá que é simples.

Vamos às etapas:

  1. Acesse a Pesquisa de imagens avançada para imagens ou Pesquisa avançada para todos os outros conteúdos.
  2. Na caixa “todas estas palavras”, digite o que você deseja pesquisar.
  3. Na seção “Direitos de uso”, use a lista suspensa para escolher o tipo de licença que você deseja que o conteúdo tenha.
  4. Selecione Pesquisa avançada.

ATENÇÃO: antes de reutilizar o conteúdo, verifique se a licença dele é legítima e confira os termos exatos de reutilização.

Tipos de direitos de uso:

Sem restrições ou compartilhamento> você pode copiar e redistribuir, desde que o conteúdo não seja alterado.
Sem restrições, compartilhamento ou modificação> é possível copiar, modificar e redistribuir conforme a licença.
Comercialmente> é só inserir comercialmente para encontrar conteúdos dessa natureza.

No mais, escolha quantas e quais quiser, curta, compartilhe, publique e se divirta muito gerando conteúdo responsável e de valor para o seu negócio crescer cada vez mais.

E aí, curtiu a nossa lista? Que tal conversar com a gente aqui nos comentários, diz para a gente o que você achou.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *