Potencialize suas vendas usando as redes sociais corretamente

Eu tenho certeza que você também morre de vontade de publicar um story no Instagram com algum link e pedir para arrastar para cima, não é mesmo? Mas aquele artifício não é para qualquer um.

Primeiro você precisa ter pelo menos 10 mil seguidores. Um número grande? Talvez. Uma tarefa impossível de ser alcançada? Jamais. Como conseguir?

Calma, vamos te ensinar a construir autoridade e uma grande audiência nas redes sociais neste artigo.

A atuação nas redes sociais é imprescindível para o crescimento do seu negócio. Elas têm um número de usuários que só cresce, e a interatividade proporciona métricas positivas para o empreendedorismo.

De acordo com um estudo divulgado pela eMarketer, o número de conexões de pessoas à redes sociais chegou a 93,2 milhões nos últimos dois anos.

O número que é quase metade da população brasileira obrigou empresas a ficarem presentes nesses ambientes sociais digitais. A contagem de empresas com perfis e páginas em redes sociais chegou a 92%.

Com a implementação das estratégias de comunicação e SEO desses negócios, e com as boas práticas de relacionamento com o público, a evidenciação de que o negócio só tende a prosperar é clara.

Como a sua empresa deve se portar para angariar sempre mais clientes através das redes sociais? Descubra neste artigo!

Aqui vamos conversar sobre os seguintes tópicos:

  1. Em qual rede social devo investir?
  2. Estratégias para gerar audiência
  3. Por que a rede social é importante para o meu negócio?
  4. Interação gera engajamento e traz resultados
  5. Ferramentas de engajamento
  6. Analise as métricas de resultado

Está ansioso? Porque a gente está. Então vamos ao que interessa.

1. Em qual rede social devo investir?

Redes Sociais

A resposta é depende. Sempre bom lembrar que é importantíssimo fazer um briefing completo delimitando seus objetivos. Definir a persona também ajuda a alavancar o sucesso da campanha, até porque não adianta patrocinar um link sem um direcionamento.

E tudo depende porque aqui é preciso estratégia. Até em qual rede social veicular sua propaganda, para atingir um determinado público. Os nichos possuem locais definidos de atuação, e varia de rede social para rede social.

Cada empresa tem um foco e um público-alvo. Por isso é que se deve estudar e fazer o detalhamento de sua campanha. Nada impede que a mesma empresa faça anúncios em múltiplas redes sociais.

Quais as redes sociais mais influentes? A gente responde!

Facebook

A rede social mais famosa do mundo. Dados recentes apontam um público de 127 milhões de usuários mensais na rede só do Brasil. Lugar dos polêmicos “textões”, o Facebook é palco de frequentes discussões dos mais variados assuntos.

É uma ferramenta completa, já que une publicação, mensagem em tempo real e até vídeo-chamada, por isso é tão popular. Aqui a interação é mágica.

Instagram

Tornou-se a vice-campeã de popularidade no Brasil. O visual é o que mais chama a atenção. As fotos substituíram os textos e motivaram o aparecimento de dezenas de milhares de influenciadores digitais.

Conquistou tudo e a todos com a multiplicidade de filtros aplicáveis nas fotos. Se seu negócio é curtir e publicar fotos, o “insta” precisa estar com você. Sem contar a audiência que você pode gerar ao aplicar as famosas hashtags.

O Instagram leva vantagem porque prende melhor a atenção das pessoas por se tratar quase única e exclusivamente de imagem.

Twitter

Já nem tanto popular como as mencionadas anteriores, o Twitter ficou famoso pela simplicidade e rapidez.

É uma rede social mais instantânea. Geralmente utilizada por usuários para expressar ações momentâneas já que exige publicações em no máximo 140 caracteres.

É uma das redes mais importantes do mundo, porque é nela que são medidas as tendências globais através dos trendics topics e do twitter moments.

Youtube

Para ficar no mundo do audiovisual. Esta rede de compartilhamento de vídeos e fotos é a mais antiga das anteriores, e uma das mais famosas também.

Gerou inclusive o surgimento de novas profissões, como os vloggers, além de popularizar o ensino à distância.

Linkedin

Basicamente uma rede profissional. Nela as empresas buscam empregados e também falam sobre eles.

E aí, curtiu a nossa lista das redes sociais mais populares? Já sabe em qual investir? Não? Calma que ainda tem mais artigo pela frente.

2. Estratégias para gerar audiência

A estratégia também é uma fase bem importante dessa etapa da construção da audiência. Seja através do tráfego orgânico ou do tráfego pago, é importante sempre planejar.

Se você reparar bem, a maioria dos iniciantes na escrita começam com uma página em redes sociais, seja Facebook ou Instagram. Nela, esses produtores de conteúdo criam um público, ou seja, uma audiência e posteriormente vendem seu produto para essa própria audiência.

Como eles fazem isso? Vamos descobrir!

Podem parecer bobas, mas as dicas que vamos dar agora são bem valiosas.

A persona que vê os seus posts

Qualquer campanha necessita primeiro de um bom plano de marketing, e conhecer a persona é fundamental para o sucesso do anúncio.

É interessante levar em consideração o cotidiano das pessoas que acessam o seu site, o que fazem em seu dia a dia, o que consomem, como acessam as redes sociais e também suas redes preferidas. Dessa forma você conhecerá sua audiência e saberá exatamente onde deve atuar com o seu produto.

Aumente a sua visibilidade

A visibilidade de um perfil ou uma publicação em rede social pode aumentar esporadicamente ou astronomicamente, vai depender apenas do seu planejamento.

Você pode utilizar tráfego pago ou orgânico – as valiosas estratégias de SEO que fazem mais pessoas veem o que você posta. Use a abuse das hashtags. Seja visto!

Interação com o público

É importante que você conheça seu público, e para isso converse com ele. O Instagram e o Facebook possuem excelentes plataformas de perguntas e respostas diretas que podem ser utilizadas por você para saber como seu público pensa.

Aqui também é interessante falar com o seu público. Você pode receber um feedback bem interessante perguntando o que eles estão achando do conteúdo e se este os ajudou, ou não. Assim você pode aperfeiçoar para os próximos.

Caso haja alguma dúvida sobre um passo a ser tomado você pode consulta-lo sem medo.

Crie promoções e premiações

Essa dica vai te ajudar a aumentar seu número de fãs e seguidores.

Caso você possua um perfil voltado para filmes, faça promoções de sorteio de filmes fazendo com que os seguidores convidem outros para curtir e seguir a sua página.

E ao chegar a um determinado número de seguidores, você faz um sorteio surpresa. Quem não gosta de presente, não é mesmo?

Obs: tenha cuidado às questões legais ao realizar sorteios em suas redes sociais para não se complicar judicialmente. Então, informe-se sobre as leis que regem esse tipo de ação, certo?

Datas comemorativas são importantes

Aqui é para lembrar das datas importantes, como feriados, dias santos e dias símbolos de lutas, como forma de reconhecimento e respeito ao seu público.

Faça parcerias

Esta etapa não é necessariamente obrigatória, mas vai te ajudar a expandir o número de seguidores também.

Tente fazer parceria com páginas e perfis com um bom número de seguidores, fazendo com que eles te divulguem.

Capriche nas mídias

Para o seu texto ser mais interessante para quem está lendo é legal utilizar fotos e vídeos também.

Apesar de tudo, não há estratégia melhor do que gerar conteúdo de relevância. Ele precisa resolver o problema de quem busca soluções na internet – o seu público é o seu possível consumidor.

3. Por que a rede social é importante para o meu negócio?

Por muitos fatores. Para começar é onde está a maioria das pessoas, aliás, essa é a ideia. São comunidades.

Imagine um corredor do metrô de uma grande metrópole onde circulam mais de 300 mil pessoas diariamente. Um cartaz neste corredor será visto com certeza. É a mesma coisa com um banner em destaque nessas redes sociais.

Falamos em presença nas redes sociais o tempo todo. É preciso estar onde os consumidores estão. E é esta presença que vai reforçar sua marca e se mostrar em um mercado cada vez mais competitivo e mutável.

A divulgação de conteúdos alinhados à conscientização e valores geram respeito para a empresa, o que retorna em número de seguidores.

Visibilidade: O uso das redes sociais cria tráfego orgânico para a sua empresa, as pessoas passam a acessar mais o seu site. Além da mídia espontânea que pode ser gerada pela utilização da rede.

Através dos canais de comunicação acontece a interação com os clientes e fornecedores. Os comentários feitos pela empresa com publicações relevantes constrói um vínculo forte com o cliente.

Efeitos das redes sociais, como o viral, divulgam instantânea e rapidamente as ideias da empresa, o que faz com que a audiência se multiplique muito mais rápido do que um anúncio tradicional em outras mídias, por exemplo.

A observação do comportamento dos usuários pode até gerar novas oportunidades de negócios por meio das redes sociais. Outra coisa interessante é que também é possível realizar testes antes de lançar um produto propriamente no mercado com um alto investimento.

Se uma empresa enxerga uma oportunidade em divulgar e vender seu produto para aquele nicho, o negócio pode ser bom. Mais que isso, a rede social é o lugar ideal para captar e fidelizar clientes.

Foi pensando nisso que surgiu o profissional de mídias sociais, aquele que interage com o público através dos posts e do atendimento direto via mensagem.

4. Interação gera engajamento e traz resultados

O conteúdo é que faz as redes sociais se movimentarem. Se um conteúdo interessante é publicado, ele é replicado inúmeras vezes e gera engajamento. Sem contar que também incentiva interações e aumenta a exposição da sua marca.

É de suma importância desenvolver conteúdos que consigam conquistar o público de modo que ele reproduza sem perceber, gerando o tão esperado tráfego orgânico e fazendo você vender muito mais.

5. Ferramentas de engajamento

Com essas ferramentas o seu trabalho de monitoramento será simplificado. Separamos como bônus três super dicas para facilitar o aumento de sua audiência.

Bit.ly

Este é um clássico encurtador de links já popularizado. Ele é gratuito e ainda auxilia no monitoramento de cliques no link.

Easel.ly

Esta ferramenta é vital para o seu trabalho com gráficos. Ela é gratuita e auxilia a criar de forma simplificada a arte que você desejar!

Hootsuit

Conhece boas ferramentas para administrar redes sociais? Pois o Hootsuit é uma boa pedida. Ele é gratuito e pago para empresas. Utilize-o e jamais precisará passar tanto tempo postando, tudo será automatizado por programação.

6. Analise as métricas de resultado

Uma das partes mais importantes da atuação da sua empresa nas redes sociais é mensurar como estão acontecendo os resultados. É com este “relatório” que você vai saber como está o andamento da sua performance.

O fracasso ou o sucesso dependem disso. Se for percebido que o anúncio feito não agradou ao público, sem muita interação, é importante fazer ajustes e experimentar novas possibilidades.

Nós podemos concluir que a utilização das redes sociais é vital para um negócio evoluir. É nela que a maioria dos seus clientes estarão, e entender como se comportam é fundamental para traçar a estratégia de marketing e atingir o maior público possível.

Podemos concluir que…

As redes sociais são um excelente campo para vender e conquistar clientes. Imprescindível para o seu negócio prosperar, é também nela que o empreendedor deve investir. Mas lembre-se, é necessário que haja planejamento.

Conquiste espaço, pessoas e multiplique suas vendas! E aí, curtiu? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Conta para a gente!

Até logo!

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