Olá empreendedor, aqui em nosso blog temos compartilhado nosso conhecimento em marketing nestes últimos meses. Esperamos que esteja colocando em prática no seu negócio.
É fato que você precisa ser visto para ser notado. Ser notado principalmente para vender mais. O investimento em marketing de conteúdo é um dos mais importantes para que sua empresa se mantenha em crescimento e estável no ambiente digital.
Existem conteúdos que são mais acessados que outros na web de hoje. São aqueles que estão sempre “nos dedos dos internautas”. O conteúdo mais relevante para o seu site, entretanto, vai depender do seu nicho. É a principal pesquisa que você precisa para delimitar a sua demanda.
Mas vamos por partes, até chegar à essência do que é necessário para você, a gente precisa te explicar alguns conceitos importantes para entender o contexto geral.
Neste artigo vamos apresentar a você os seguintes tópicos:
- O que é Marketing de conteúdo?
- Você conhece o Inbound marketing?
- Vantagens da utilização do Marketing de conteúdo.
- Quais os tipos de conteúdos que mais atraem visitas?
Vamos começar pelo início.
O que é Marketing de conteúdo?
Como a palavra mesmo diz, é conteúdo. Através dele é que você vai ganhar notoriedade e visibilidade na web. É através dele também que você vai criar o seu tráfego orgânico.
O Marketing de Conteúdo é popularmente conhecido como uma maneira de envolver seu público-alvo e crescer com potenciais clientes por meio da criação de conteúdo. Você oferece materiais gratuitos e “fisga“ um possível consumidor para a sua marca.
Com a produção inteligente de conteúdo, aos poucos o Google começará a posicionar o conteúdo da sua empresa na primeira página (isso não é garantido porém há maneiras de obter esse resultado), gerando assim maior percepção da sua marca perante ao público alvo.
Se feito da maneira correta, há como aproveitar essas visitas para apresentar seus produtos e serviços.
Você conhece o Inbound marketing?
É a principal estratégia do Marketing Digital. Inclusive é onde está inserido o Marketing de Conteúdo. Trata-se de qualquer estratégia de marketing que busque captar o interesse de pessoas de forma não invasiva ou interruptiva, ela faz o “cliente” permanecer no seu site.
Diferente do que acontece em uma propaganda, seus clientes serão atraídos de forma sutil e sem perceber.
Há quatro principais estratégias que envolvem o Inbound Marketing. Vejamos:
Primeiro você irá atrair esse visitante. Isso será feito através das publicações no blog da sua empresa, que é a sua base, mas também poderá ser feito por meio de outros canais, como newsletters, vídeos, redes sociais, etc.
A relevância dos conteúdos é o ponto-chave nesse momento. As pessoas estão à procura de conteúdos relevantes e é assim que eles chegarão até o seu site.
Depois, o objetivo é converter essas visitas em possíveis interessados pelos seus produtos e serviços.
A partir daqui, o verbo é vender para esse público que já está conectado à sua marca.
E por último e não menos importante é a relação com seu cliente. Você precisa encantar. Você precisa dar suporte pós-venda e fazer com que ele volte sempre.
O Inbound Marketing utiliza a produção de conteúdo e comunicação da marca para conduzir o seu público-alvo por cada uma dessas etapas.
Vantagens da utilização do Marketing de Conteúdo
De acordo com uma pesquisa recente, quase 80% das empresas do meio digital utilizam o artifício para vender mais – e tem dado muito certo.
O conteúdo aumenta sua visibilidade consideravelmente, pois gera tráfego para o seu site. E isso é o que você quer, já que quase todo mundo está na internet.
Por isso, produzir conteúdo relevante é a melhor forma de aparecer. Imagine que você quer fazer uma receita para o almoço que nunca tenha feito antes. Qual é o primeiro lugar onde pensa em procurar? Pois é. É o Google a primeira opção de muita gente também, e por isso você precisa estar lá.
Já ouviu falar em Brand Awareness? Esse conceito também é extremamente importante para a sua empresa, pois refere-se ao reconhecimento da sua marca.
Quando você pensa em refrigerante, qual é o primeiro que te vem à cabeça? É a coca-cola, certo? A marca se tornou familiar para você, e é propenso que você a compre ou a veja sempre. Isso é Brand Awareness.
As pessoas tendem a comprar marcas que lhe são mais familiares e que lhe agradam. Se no seu blog há conteúdo de significação para alguém, este alguém só vai comprar com você.
Quais são os tipos de conteúdos que mais atraem visitas?
É claro que é uma pergunta muito ampla e a resposta é depende. Sempre depende da sua persona principalmente – que precisa ser bem definida. Explicamos como definir sua persona em nosso último artigo.
Vamos listar neste post alguns dos conteúdos mais acessados na web atualmente:
Entretenimento
É um assunto que sempre rende bons cliques. Mais do que isso, fica na cabeça das pessoas – sempre. É muito mais fácil passar um conceito através de assuntos de entretenimento, que prendem as pessoas.
Marketing Digital
Todo mundo também está falando sobre marketing – e pesquisando. Saber como funciona os mecanismos de SEO está em alta e pode ser uma boa para você também, caso seja desse nicho. Todo mundo quer ganhar dinheiro, e essa atividade na internet popularizou-se da noite para o dia. Ensinar a ganhar dinheiro na web é a pedida do momento.
Saúde e bem estar
É um assunto em alta constante. A “vida fitness” está na moda e conteúdos com essa temática sempre rende acessos. Além de conteúdos adultos e aulas online – que são bem populares.
Como dito no início, você não deve escrever apenas sobre o seu produto, o mais importante é produzir conteúdos que estejam de acordo com os interesses e dores da sua persona.
Conclusão
O conteúdo que vai te empurrar para o topo do Google vai depender da sua persona. Invista em pesquisas para expandir os horizontes, e tentar entender melhor como funciona o pensamento do seu público.
Temos a certeza que com as dicas que a gente tem passado por aqui o seu negócio vai decolar.
O que você achou deste artigo? Conta para a gente nos comentários.
Até logo!