Como lançar um infoproduto ou tipos de lançamentos de infoprodutos

Você já imaginou poder lucrar com a venda de um conhecimento / habilidade na Internet? Já imaginou amplificar seu esforço com a possibilidade de poder comercializar um produto inúmeras vezes, gerando uma renda passiva para o seu negócio?

Este é o assunto que iremos tratar em nosso artigo: como pessoas comuns e empresas estão lucrando muito ao comercializarem infoprodutos.

Bom, já falamos aqui sobre inúmeros temas relacionados ao universo do Marketing Digital. Esse universo que te proporciona ter um negócio na internet.

A gente sabe que a ideia é sempre crescer, melhorando as técnicas de venda, agregando valor ao seu produto e público. Por isso o tema de hoje é métodos de lançamento de infoprodutos.

Com esse artigo você será capaz de identificar as melhores maneiras de lançar o seu infoproduto, e atingir a meta que deseja.

Se você ainda não conhecer nada desse mundo, este artigo é o melhor lugar da Internet para responder as suas dúvidas.

O que é fórmula de lançamento?
Quais são os tipos de lançamentos de infoprodutos mais eficientes?
Existem técnicas para o lançamento do meu infoproduto?
Como é possível potencializar o meu lançamento?

Você vai ler todas essas respostas neste artigo, do jeito mais simples.

Vamos em frente?

Nós já abordamos em outros artigos a definição de infoproduto, mas é necessário fazer sempre uma contextualização rápida.

De maneira resumida, entendemos infoprodutos como os produtos digitais vendidos em formatos de arquivos que podem ser facilmente baixados em seu computador, acessados via streaming ou com a entrada para algum site visando o consumo.

Como exemplo de infoprodutos nós temos os ebooks, cursos online, clubes de membros, audiobooks, podcasts, mentorias, etc.

Já deu para notar que esse negócio de infoproduto é um negócio do futuro, né?

Você tem uma habilidade e quer ganhar dinheiro com ela sem sair de casa? Pois invista em um infoproduto! As informações necessárias para esse universo deixa com a gente.

O que é fórmula de lançamento

Fórmula de lançamento é um programa, através dele você pode desenvolver suas técnicas de marketing diretamente ligadas a produtos e serviços.

A gente conhece essa técnica aplicada a produtos digitais graças a um cara chamado Erico Rocha, que a adaptou ao nosso mercado.

A Fórmula, aliada às técnicas de marketing, se torna matadora para a venda do seu infoproduto.

Funcionamento da fórmula de lançamento

A base da fórmula é a base no relacionamento para gerar vendas. E ela é aplicada para trazer os resultados propostos nas estratégias. Ela funciona de duas formas: treinamento online e eventos ao vivo.

O treinamento online garante um acesso a uma área de membros onde as aulas do curso são disponibilizadas, além dos materiais disponibilizados.

Os eventos da Fórmula consistem na presença de profissionais de diversas áreas e donos negócios que têm em comum o desejo pelo lançamento do produto. Essa presença nos eventos faz parte da experiência, onde é fundamental a troca de experiências com palestras de pessoas influentes do tema abordado no evento.

Quais são os tipos de lançamentos de infoprodutos mais eficientes

Lançamento interno

A primeira é o lançamento interno. É um dos tipos de lançamentos mais eficazes, mas necessita de empenho, aqui é necessário utilizar vários tipos de mídia, inclusive vídeo.

Esse lançamento é voltado para a sua base de contatos, proporcionando chances de faturamento maiores, já que o público já conhece a sua marca e o que ela representa. Os vídeos funcionam como um gatilho de compartilhamento para os demais usuários.

Durante o período de lançamento o empreendedor precisa convidar as pessoas para um evento, e durante esse evento, o empreendedor trabalha o potencial do seu produto, fazendo com que as pessoas sintam vontade de comprar através de gatilhos mentais e storytelling.

Lançamento externo

O lançamento externo acontece depois do interno. Voltado para parcerias, ele foca na criação de mais contatos e possíveis consumidores.

Mas atenção, o lançamento externo em conjunto com o interno, traz um retorno mais eficaz. Aqui o retorno financeiro pode ser maior, mas precisa de um investimento maior. Por isso, cuidado.

Lançamento semente

O lançamento semente é utilizado geralmente por produtores que não têm um produto. Isso mesmo, você consegue lançar um produto sem mesmo tê-lo criado previamente.

O objetivo é atrair pessoas interessadas em um determinado assunto. Elas vão expor seu problema e você vai criar um produto personalizado. Fantástico, hein?

E a entrega do produto é feita ao vivo, em encontros online.

Lançamento relâmpago

O lançamento relâmpago condiz com o nome, ele é rápido. Dura entorno de 4 a 7 dias e pode ser feito via e-mail marketing. Se você ainda não tem uma lista pode fazer com a sua base de clientes.

O objetivo aqui é oferecer o produto com uma proposta irrecusável, durante pouco tempo.

Exemplo: quando o consumidor pode comprar um produto no pré-lançamento com um desconto astronômico. Mas a oferta só dura pouco tempo.

O lançamento relâmpago tem a sua versão hors concours, chamada de lançamento meteórico.

Vamos dissecar esse método agora.

Lançamento meteórico

O que podemos falar sobre o lançamento meteórico?

Muito. Ele te oferece uma vastidão de oportunidades.

Ele é o queridinho dos infoprodutores e profissionais de marketing do Brasil. Por ser simples, rápido e poderoso, ganhou um bom espaço nos negócios digitais e até mesmo com produtos físicos.

Inicialmente o lançamento meteórico foi lançado como uma Black Friday, aquela promoção conhecida por todos nós – que vai ao ar sempre em novembro.

Posteriormente, dada a sua potência, ele foi convertido em uma espécie de lançamento que agrada a todos até hoje.

Como funciona?

Três gatilhos mentais poderosos são utilizados aqui. A antecipação, o pertencimento e a escassez combinados formam uma fórmula que pode gerar picos de vendas muito altos em apenas um dia.

O uso do Whatsapp no lançamento meteórico

O serviço de envio e recebimento de mensagens pode parecer algo simples, mas é mais poderoso do que você imagina. É um dos meios de comunicação mais utilizados por brasileiros da atualidade.
Aqui, o Whatsapp é utilizado para manter o engajamento e aquecimento dos leads em um ou mais grupos exclusivos – estes que não passam de uma semana. Servem basicamente para manter a vontade do comprador, até acabar o lançamento.

  • A antecipação

Como primeira fase do lançamento meteórico, a antecipação conta com a produção de anúncios e de comunicação para a sua base de leads.

Informa diretamente a esses possíveis compradores da única chance que têm para comprar na promoção que vai chegar.

Visivelmente temos aqui a antecipação e a escassez, que despertam vontade no usuário.

  • O pertencimento

Uma vez no grupo do Whatsapp os integrantes precisam saber que há regras a serem cumpridas. E eles também sabem a finalidade do grupo.

É possível deixar a parte de comentários do grupo fechada apenas para os administradores poderem falar, podendo ser liberada em uma determinada hora para os integrantes.

A interação entre os leads vai gerar uma percepção de pertencimento ao grupo. Os participantes vão se conectar com seu produto.

É importante programar os passos a serem dados, logo ao entrar no grupo o lead deve receber informações sobre as regras e quando será a promoção exclusiva daquele grupo.

O preço não é dito de cara, apenas a vontade de comprar do lead que deve ser alimentada. Se ele sabe que aquilo vai ser muito vantajoso, ele não vai sair do grupo.

  • A escassez

No mesmo grupo onde são feitas postagens e interação dos usuários sobre o produto/serviço a ser lançado, é preciso deixar claro que a oferta só estará disponível em um determinado dia, por isso só haverá uma oportunidade.

A possibilidade de perder a oferta imperdivel faz o desejo pelo produto aumentar.

  • “O efeito manada”

É possível infiltrar usuários para tentarem persuadir os outros a desejarem ainda mais o seu produto. Esses “impostores” farão perguntas estratégicas para que os leads possam considerar realmente que precisam daquele produto/serviço.

Lançamento de Afiliado

Voltando a falar sobre os lançamentos, o lançamento de afiliado é ainda parecido com o lançamento relâmpago.

Aqui são oferecidos os produtos e serviços de terceiros, o próprio marketing de afiliados. A estratégia é baseada em três pilares.

  • oferecer produtos e serviços de terceiros no lançamento;
  • oferta exclusiva para adquirir o produto;
  • preço promocional durante período de lançamento;

Lançamento Perpétuo

E por último, mas não menos importante a gente tem o lançamento perpétuo. Aqui você vai repetir um lançamento anterior para agregar novos contatos.

O objetivo é automatizar o lançamento para todas as pessoas que entrarem na sua lista de contatos, angariando inclusive novos contatos.

É possível também colocar em prática a fórmula citada anteriormente através de lista de e-mails. Não as compre, pois se o usuário receber e-mails sem sua permissão, o esforço não valerá de nada.

Ofereça algo em troca de seu contato, como um ebook por exemplo. Sempre é útil. Claro, um conteúdo que resolva seu problema.

  • Gatilhos mentais poderosos

Nós já citamos aqui no tópico anterior sobre gatilhos mentais, mas vale ressaltar alguns conceitos importantes.

Os gatilhos mentais atribuem a você a autoridade necessária para fazer o público se interessar pela sua opinião, te proporciona reciprocidade, você ganha com o gatilho da antecipação, fazendo o público ficar ansioso esperando o seu produto.

Além de tudo, há a prova social que decorre do depoimento dos clientes, dando credibilidade ao seu produto/serviço.

Podemos concluir, portanto, que os métodos de lançamento alavancam o seu produto, seja no lançamento ou no pós-venda. Mas a grande função das estratégias apresentadas aqui é gerar um senso de urgência no público.

Siga as estratégias que nós teremos certeza que você vai ter um grande sucesso no lançamento do seu produto/serviço. Conte com a gente.

E aí, gostou do artigo? Conta para a gente o que você achou nos comentários.

Até a próxima!