Você começou a publicar com consistência no seu site e sua audiência vem crescendo progressivamente? Excelente notícia.

Sabia que dá para monetizar o seu blog e ganhar aquela graninha extra enquanto você publica seus conteúdos, aqueles de valor, lembra?

Conteúdo de valor que resolve os problemas dos seus usuários, aliado a uma boa monetização é uma receita de ótimos ganhos.

A primeira coisa que você tem que ter em mente relativa à monetização é que dá para ganhar dinheiro de várias formas com o seu blog na internet.

Por onde começar?

A primeira coisa a fazer antes de iniciar a estratégia de monetização é definir um nicho de atuação.

Um nicho é exatamente um grupo de pessoas que possuem os mesmos interesses e dores, e que optam por estratégias de resoluções parecidas.

Diversas cases de sucesso na internet já apontaram para um negócio mais rentável quando este se torna “nichado”. Aqui na Xdevs, por exemplo, atuamos principalmente no universo WordPress – é um nicho.

Maneiras de monetizar o seu conteúdo

Propagandas no site

Essa, diríamos, é uma das maneiras mais simples de ganhar dinheiro. Você destina um espaço do seu site e coloca um banner patrocinado de alguma marca.

A cada vez que alguém clicar no banner você ganha uma comissão. E, se o seu blog obtiver uma quantidade considerável de visitantes únicos mensais, é possível que renda uma grana boa.

Um dos sites mais utilizados por quem monetiza um site é o Google Adsense, que inclusive oferece gratuitamente as métricas de acesso ao seu site.

Venda de ebooks e cursos online

A ideia aqui é ganhar dinheiro, correto? Eu espero que a sua resposta tenha sido sim. Este é o tópico do ouro, que vai te ajudar a multiplicar os seus ganhos.

Um dos passos mais importantes para produtores de conteúdo é fazer um compilado do seu conteúdo criando um ebook, que pode ser usado de algumas formas.

É possível vender o ebook, como um livro digital mesmo, e dá para oferecer esse ebook como isca digital para acumular leads e fazer sua própria lista de e-mails.

Além disso, é possível criar cursos online, que você vai vender para esses seus leads, conquistados através da sua lista de e-mail, fisgados com o seu ebook.

Um curso online, quando é bem estruturado, e vende bastante, tem um grande potencial de gerar uma boa renda para você. Inclusive tem muita gente enriquecendo através da internet dessa maneira.

Plano de assinatura pago

Aqui funciona de maneira parecida com o ebook. Serão criados conteúdos de valor de maneira que sejam aproveitados de alguma forma pela sua audiência.

E é possível cobrar por esse conteúdo “premium”, criado para um grupo seleto de pessoas, que o esperam.

Esse serviço é um plano de assinaturas pagos por um serviço de conteúdo.

Prestação de serviços

Se tem uma habilidade e uma paixão morando dentro de você é possível colocar tudo isso para fora mostrando serviço. É possível também anunciar no seu site os seus serviços de redator, desenho de logo, produção de musical ou outro tipo de serviço que seja nichado.

Não é necessário ter uma grande audiência para realizar o tipo de serviço, mas é preciso saber para quem vender o tipo de serviço, para atingir quem deseja.

Venda de produtos físicos e digitais através do programa de afiliados

Esta é a cereja do bolo, assim como os cursos online.

Aqui, basta indicar um produto físico ou digital, e se o seu público comprar o determinado produto através do seu link você ganha uma comissão, que pode variar a porcentagem.

Mas claro, dentro desse universo do marketing de afiliados há uma infinidade de técnicas que podem ser aplicadas, visando a venda de algum produto.

A consistência das postagens é a sua principal arma, claro, com conteúdo de valor. SEO também é extremamente importante, pois o seu blog precisa estar bem posicionado nos buscadores para que você seja visto.

Conclusão

Apresentamos nesse artigo as principais maneiras de monetizar o seu blog, caro empreendedor.

É certo de que a consistência vai determinar um aumento considerável de audiência para você, e consequentemente, vendas.

A monetização de sites já demonstrou ser bastante rentável para inúmeras pessoas que trabalham na internet, sem sair de casa, e você também pode explorar isso.

E aí, gostou do artigo? Escreve para a gente nos comentários a sua opinião, ficaremos felizes em te responder.

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *