Que tipo de conteúdos posso utilizar no meu e-mail marketing?

E aí, preparado para mais um conteúdo bombástico que vai revolucionar o seu negócio? Então vem com a gente, hoje vamos falar sobre os conteúdos que você pode utilizar para bombar o seu e-mail marketing.

Já falamos aqui diversas vezes sobre a importância de produzir conteúdo para o site da sua empresa, sobretudo de conteúdo de qualidade – é ele que vai gerar o tráfego orgânico para o seu site.

Mas é importante ressaltar que para um conteúdo ter valor para seu lead ele precisa resolver seu problema – propiciando assim a possível e quase provável geração de novos negócios.

Antes de partimos para a “cereja do bolo”, a gente precisa contextualizar e te colocar a par dos principais conceitos que compõem esse artigo.

Sobre o Marketing de Conteúdo: o que é?

O Marketing de Conteúdo é sobre o que falamos logo no começo do artigo. São aqueles conteúdos publicados no seu site e que para que sejam de valor precisam resolver o problema do seu internauta e futuro cliente.

Ele serve para atrair e engajar o público de um determinado nicho, aquele que você atua. Também tem o objetivo de criar uma imagem positiva da sua marca, e evidentemente gerar vendas para você.

E o e-mail marketing?

Eles fazem totalmente parte da estratégia de marketing, em grego, estrategia… em latim, estrategie… em francês, stratégie… Os senhores estão anotando? Então vamos em frente.

O artifício está relacionado diretamente com a comunicação entre empresas e leads através do disparo de e-mails. Os e-mails de vendas com promoções bombásticas que você recebe na sua caixa de entrada são um exemplo clássico dessa ferramenta.

Os e-mails marketing são divididos entre três conceitos:

E-mails promocionais

divulgam sempre alguma coisa, como no exemplo dado anteriormente. Não é necessariamente para vender algo, mas algumas vezes é. Você recebe geralmente cupons de desconto, ebooks gratuitos em seu e-mail, novidades etc.

E-mails relacionais

esses têm o objetivo de criar e aumentar a conexão entre você e seu público. Como exemplo temos as mensagens de boas vindas de empresas, felicitações e também informativos sobre datas comemorativas.

E-mails transacionais

são mensagens automáticas de confirmação de transações que você fez online. Sempre que você compra algo em sites, recebe e-mail de confirmação, esse é o e-mail transnacional.

O Marketing de Conteúdo no seu e-mail marketing

Agora que você já sabe quais são as definições dos conceitos básicos citados no artigo, vamos te dizer como disparar bons e-mails.

Antes de tudo é necessário que você já tenha seus conteúdos em plena publicação, os objetivos definidos e a estratégia para a sua persona traçada. O e-mail marketing nesse ponto atuará na fidelização do seu público.

Você irá fornecer conteúdos relevantes com chamadas através do e-mail marketing, chamando sua audiência para ler.

Para isto, é preciso que você tenha uma lista de contatos, tenha o planejamento de comunicação com ela, acompanhar as métricas de tráfego no site a partir dos e-mails e nunca de se esquecer de pedir o feedback para aperfeiçoar sempre esse contato.

Como criar uma lista de e-mails?

Isto você vai conseguir através da caixa de captura de e-mails, geralmente localizada ao final do site.

Você pode pedir que o leitor assine a newsletter para ele receber as novidades do site, fazendo com que assim ele receba os novos conteúdos e você fique com o contato – podendo oferecer sempre essas novidades e alguns produtos.

Importante: nunca compre uma lista de e-mails.

Por quê? Essa lista pode causar grandes problemas a você. Ao comprar uma lista de e-mails você pode estar contribuindo para uma prática ilegal.

Nada garante também que os contatos da lista vão ser fiéis ao seu conteúdo, muitos deles podem marcar os seus conteúdos como spam mesmo sem ler.

Outra coisa que se deve chamar atenção, é que nada garante também que a lista seja verdadeira, os e-mails presentes ali podem ser falsos e você acabar perdendo dinheiro facilmente. Portanto, não compre lista de e-mails.

O que você precisa saber antes de enviar um e-mail marketing então?

Qual conteúdo deve ser utilizado no e-mail marketing?

Os seus. Sim, nas suas newsletters os conteúdos que vão determinar sua audiência e sucesso são aqueles que você mesmo publica, mas claro, aqueles conteúdos de valor – não se esqueça.

Como citamos acima, você também pode enviar e-mails promocionais, e-mails de boas-vindas, e-mails sazonais em datas especiais, dentre outros, respeitando sempre a etapa do funil de vendas em que se encontra o seu lead.

O que é necessário determinar antes dos disparos de e-mails são umas perguntas básicas. Você precisa ter as respostas das seguintes coisas:

Qual é o melhor horário para enviar estes e-mails?

qual é o melhor horário para enviar e-mail marketing?

Depende muito do seu nicho e de sua persona, há quem prefira logo de manhã e há quem prefira no meio da tarde, por exemplo. Dias de fins de semana e feriados também são atraentes, porque muita gente está conectada.

Que tipo de linguagem deve ser utilizada?

Optar por uma linguagem mais formal ou mais informal também depende da sua persona. Aqui também está inserida a questão de com que frequência essa persona utiliza a sua caixa de e-mails.

Essas duas perguntas são vitais para a composição da seu planejamento, não esqueça de adicioná-las ao seu cronograma.

Os e-mails marketing são um excelente artifício para potencializar a audiência e fidelizar o público do seu negócio. Não se esqueça de amarrar bem os seus objetivos, é por esse caminho que você vai voar – o céu é o limite.

E aí, gostou do nosso artigo? Comenta aqui o que você achou.

Até a próxima, empreendedor. Tamo junto!

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