O que é webinar e como utilizá-lo em sua estratégia de marketing?

E aí empreendedor, tá a fim de mostrar aos seus internautas tudo sobre o seu produto? Já pensou em explicar sobre ele diretamente pela web para os “clientes” em tempo real sem precisar gravar vídeo? Pois então, você precisa conhecer sobre o webinar.

Neste artigo vamos te explicar o que é webinar e como você pode utilizá-lo na sua estratégia de marketing para revolucionar as vendas da sua marca.

O que são webinars?

É a pergunta que não quer calar. O termo webinar, que vem de web-based-seminar, quer dizer seminário baseado na web – e é isso mesmo. São conferências, reuniões ou seminários feitos exclusivamente pela internet.

Como dito acima, a intenção é utilizar essas plataformas, sites ou aplicativos para fazer seminários em tempo real, com vídeos e áudios.

Esses debates podem ser realizados em ambientes abertos ou fechados, a depender de quem está transmitindo. A interação com os espectadores também é opcional – geralmente nos webinars profissionais há um tempo ao final da demonstração para perguntas e respostas.

Do que eu preciso para fazer o meu próprio webinar?

É muito simples, se você quer apresentar algum produto em uma conferência você só vai precisar de um computador com acesso à internet e câmera, ou webcam e um microfone.

Para iniciar a discussão, é necessário conectar a um software ou site específico que realize a ação específica.

Agora, se você vai assistir a um webinar somente são necessários o computador com acesso à internet e o software conectado ou link. O espectador precisa estar conectado com o mesmo programa ou link do apresentador.

Para sessões privadas você também vai precisar de alguma senha para conexão fornecida pelo apresentador. Viu como é muito fácil?

Recursos

Há inúmeros recursos para quem deseja ser um webinar. Há plataformas, softwares e sites específicos para o serviço.


Dependendo do link ou programa, é possível fazer download do que foi transmitido, gravar ao vivo ou mesmo participar da conversa em tempo real. As gravações também podem ser compartilhadas nas redes sociais.

Quais são as plataformas gratuitas mais utilizadas por webinars?

Há algumas plataformas mais utilizadas que as outras para realização das conferências, mas falando especialmente sobre aquelas populares, gratuitas e que possuem os recursos de fazer vídeos ao vivo nós temos o Youtube, o Facebook e o Hangout.

Portanto, a partir deles há a possibilidade de conduzir uma apresentação na web. As vantagens da utilização de softwares e sites específicos são que estes são bem completos e suprem as reais necessidades de quem apresenta e quem assiste, diferentemente das plataformas que apenas permitem os vídeos ao vivo.

Agora com certeza você já sabe o que é um webinar, mas a pergunta é: como ele pode te ajudar na sua estratégia de marketing?

Vejamos.

Webinar e o Marketing Digital

Sabemos que o principal objetivo do webinar é vender. Utilizá-lo para impulsionar as vendas é o que há.

Além de ser um conteúdo que pode ser reutilizado em outros formatos, como e-books, blogs, podcasts e apresentações, o webinar é extremamente barato de ser feito – e por vezes gratuito.

Funcionalidades mercadológicas do webinar:

O céu é o limite e não há limites para webinars. Se você deseja planejar através dele uma ação de marketing de conteúdo, será necessário que foque sempre na oferta de conteúdo relevante, que resolva o problema de seu espectador.

É preciso dar informações úteis que ajudem a posicionar sua marca como referência e autoridade.

Já se planeja ações de marketing de vendas com webinars, você precisa focar em promoções e demonstrações de produto para vender muito!

De acordo com pesquisas recentes, a utilização de conferências pela web tem aumentado consideravelmente, e em 2020 o tráfego de informações vai ser quase que exclusivamente digital, por áudio, vídeo e texto.

A ferramenta é fantástica e a utilização também é bem fácil. Use e abuse, principalmente dos artifícios gratuitos – eles trarão 100% de lucro, caso você realize diretamente uma venda.

E aí, gostou do nosso artigo? Conta para a gente nos comentários.

Até o próximo artigo!

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