A presença de empresas nas redes sociais é extremamente importante, grande parte da sua audiência está nela. Já falamos aqui sobre como usar as redes sociais em seu favor, esse artigo é para você que utiliza diversas contas de redes sociais e fica saindo e entrando, até porque isso pode causar uma tremenda confusão.

Para sanar esse problema existe uma solução: você precisa conhecer e utilizar a automação de redes sociais.

Calma, a gente vai explicar do que se trata.

O que é automação de redes sociais?

Esse artifício atua com o principal objetivo de realizar as ações necessárias nas redes sociais de forma automática. O processo de postagem nas redes sociais é feito através de programas e aplicativos.

Esse artifício torna o processo de publicação mais rápido, simplificado e os acessos às contas podem acontecer de forma simultânea. O Facebook, por exemplo, possui o agendamento dos posts de forma gratuita – o Instagram não. Mas há empresas que fazem o serviço por um preço mensal.

A automação passa a ser necessária à medida que a sua clientela cresce e já não é mais possível ficar em todas as redes sociais de todos os clientes postando e interagindo.

Além desse fator, muitos profissionais trabalham em horário comercial e existem horários (dependendo do objetivo do cliente) valiosos, como feriados, noite e fins de semana.

Os chatbots também são muito utilizados nesse pacote de serviços. Eles enviam mensagens de boas-vindas, parabéns, tiram dúvidas recorrentes e oferecem serviços.

Portanto, a automação de redes sociais serve justamente para melhorar essa atuação, fazendo com que você dê conta de todo o serviço, deixando todos satisfeitos.

Essa função substitui pessoas e aumenta a produtividade dos empresários. O trabalho flui e tarefas que seriam feitas de forma manual são realizadas com mais efetividade.

A automação, inclusive, tem várias vertentes. Existe até serviços que seguem de volta pessoas que te seguiram no Instagram, para auxiliar nos sentimentos de “fidelidade e agradecimento”.

Vantagens da automação

Sim, elas trazem diversos benefícios a quem utiliza. Diminuem consideravelmente o tempo necessário de atuação nas redes sociais, podendo programar.

Vamos às vantagens:

É sabido que os melhores benefícios são o ganho de tempo e também análise de audiência.

Desvantagens da automação:

Desumanização da marca. Como é um robô que faz parte dos posts e interação com o público, existe uma forma específica de linguagem – diferente da humana. É possível perceber a diferença facilmente.

Tempo de post. Isso é muito importante na atualidade da web. Muitos assuntos viram memes, sabemos. E fazer publicação desses assuntos “com timing” é importante para gerar um bom engajamento.

Existem ferramentas de automação para redes sociais grátis?

Sim, existem ferramentas totalmente gratuitas que realizam o serviço, porém existem algumas ferramentas que são limitadas quando utilizadas no modo gratuito. Essas ferramentas precisam ser pagas para que possam ser utilizadas em toda a sua totalidade.

Aqui vamos te apresentar uma lista de seis sites gratuitos até certo ponto, que podem ser utilizados e têm uma boa funcionalidade.

Cyfe

Essa ferramenta é perfeita para você que precisa acompanhar um monte de perfis ao mesmo tempo. É possível analisar todo tipo de métrica das diferentes redes sociais. E o melhor: este é totalmente gratuito. Existe uma versão paga, mas a versão free da plataforma te dá direito a utilizar tudo!

Site: https://www.cyfe.com/social-media-dashboard

Social Oomph

Propicia a programação de mensagens e postagens nas redes sociais, além do monitoramento. Você fica sabendo de tudo que é falado sobre você nas redes.

A empresa, que antes era exclusivamente voltada para o Twitter, agora foi expandida para quase todas as redes sociais – mas as funcionalidades do Twitter na ferramenta ainda são mais completas.

Ao utilizar o Social Oopmh de maneira gratuita você pode planejar tweets, pesquisar palavras-chave sobre você ou sua hashtag e ainda ver menções.

Site: https://www.socialoomph.com/

Social Pilot

Presente em 9 redes sociais diferentes, esta é uma ferramenta bem completa e personalizável, quando paga. Na versão gratuita é possível conectar três contas e programar dez publicações por dia, ou 30 por mês. Nela você pode: encurtar e monitorar links, localização de palavras-chave e conexão direta por mensagem com o cliente em qualquer rede social.

Site: https://www.socialpilot.co/

Everypost

Esta ferramenta permite agendar publicações e também fazer as customizações delas criando conteúdos visuais inovadores. Ao utilizar o Everypost de maneira gratuita, é possível realizar a curadoria do conteúdo, reunindo os mais relevantes de diferentes mídias e depois publicar.
Você pode agendar até dez publicações por vez, através do telefone, tablet ou computador.

Site: http://everypost.me/pt/

TweetDeck

Aqui é exclusivamente para quem utiliza o Twitter. O TweetDeck permite agendar tweets, verificar as publicações e ainda acessar as mensagens diretas.

Site: https://tweetdeck.twitter.com/

Hootsuite

Esta ferramenta fantástica permite seus usuários acompanhar várias redes sociais ao mesmo tempo. Você acompanha, através de streamming, as movimentações em suas redes sociais de gestão em tempo real, onde você quiser.

Além disso, é possível também agendar postagens em quase todas as redes sociais, inclusive Linkedin – importante rede social profissional. A parte ruim é que só é possível utilizar três perfis em redes sociais na versão gratuita.

Site: https://hootsuite.com/

Conclusão

Listamos para você vários serviços disponíveis para você dar uma turbinada na automação das redes sociais do seu negócio. Elas são “uma mão na roda”, auxiliando a fazer mais com menos. Aproveite e desfrute o máximo das plataformas.

E aí, o que achou? Bora testar? Conta para a gente o que você achou do artigo nos comentários.

Até já!

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