Por que ter um site WordPress?

Indiscutivelmente o WordPress é uma das melhores plataformas para criação de sites que existem no mercado. Nela você pode fazer diversas customizações e deixar o site com a sua cara. Mas ainda há outras plataformas concorrentes disponíveis que são passíveis de um comparativo, este é o nosso objetivo aqui.

Neste artigo vamos fazer uma comparação entre a plataforma WordPress e Wix, mais famosas e utilizadas do mercado. E, claro, vamos responder ainda a pergunta oficial deste artigo: por que ter um site WordPress?

Usabilidade

O Wix é um dos criadores de site mais simples e fáceis do mercado. Por ele não lidar com códigos para mexer no site é o mais indicado para quem não tem nenhum conhecimento de linguagem de programação.

Suas funcionalidades dependem de instalações de aplicativos encontrados diretamente no App Market da Wix. O problema é que a maioria deles são pagos.

O WordPress também tem uma infinidade de plugins que podem ser instalados e manuseados de forma simplificada.

O problema é que para não acontecer a chamada subutilização da plataforma algumas linguagens de programação são necessárias, mas nem sempre.

Plugins para a plataforma podem ser encontrados em todos os lugares na web, são bem populares. – e a maioria é gratuita.

Design

Dezenas de templates estão disponíveis gratuitamente para serem editados no Wix, no WordPress? Milhares.

O problema do Wix é que caso você queira mudar de tema é necessário editar o próximo do zero, porque ele não se adapta ao seu site como acontece no WordPress.

Os designs dos templates de ambas as plataformas são modernos e elegantes.

Caso deseje obter algo bem específico para o seu WordPress, você pode adquirir um template personalizado. Visite o site do Themeforest e veja!

E-Commerce

Há diferenças gritantes nesse quesito entre as duas plataformas. O Wix fornece dentre os seus temas alguns direcionados para loja E-commerce, que são simplificados e básicos – especialmente desenvolvidos para pequenas lojas.

O problema é: com o crescimento a loja vai para onde?

O WordPress resolve esse problema e por isso é o queridinho do E-commerce. Basta usar o plugin mais famoso – o WooCommerce – e você estará pronto para vender online.

E a vantagem principal é que você não fica estagnado e parado em um número de visitantes mensais e exposição de produtos.

O único empecilho, assim como em diversos outros lugares, você precisa recorrer a serviços terceirizados para a sua loja, como o recebimento de pagamentos. Mas isso é algo comum também a negócios físicos.

SEO

Plugin WordPress

O WIX, como criador simplificado de sites, tem um alcance de SEO considerável. É fácil de ser editado e o acesso a diversos recursos é amplo. O problema mesmo é que não é possível utilizar a técnica em imagens, que são nomeadas automaticamente por upload e também a plataforma codifica esses nomes – o que prejudica e muito o alcance das publicações.

Portfólios de fotógrafos podem não alcançar um tráfego orgânico bom por conta do problema. URLs da base também são um problema, é possível editar mas mesmo assim há nomes automáticos que permanecem.

Falando sobre o WordPress, ele é bem abrangente. A grande diferença e vantagem em relação a outra plataforma é que o WordPress possui diversos plugins que podem ser instalados e liberam outras dezenas de funcionalidades no seu site.

Usamos como exemplo o Yoast SEO, que é gratuito e dispõe de múltiplas maneiras de aumentar o alcance do tráfego orgânico para o seu site.

Qual é o melhor blog?

O WIX possui uma gama de possibilidades de criação dentro do blog com categorias, textos animados, imagens etc.

O publicador é bem limitado, mas um dado diferenciador é que nessa plataforma você pode alternar o título do seu post em dispositivos móveis. É mais fácil por sua acessibilidade, mas ainda possui pouquíssimos recursos.

O WordPress é a plataforma mais conhecida e mais indicada para blogs. A base conta com funções básicas para publicações em seu editor, mas se preferir pode adicionar plugins e desfrutar de diversas outras possibilidades.

Com um pouco de customização, seja via plugins ou HTML e CSS, você pode tornar o seu blog extremamente poderoso e obter um excelente visual.

O WordPress vence.

Conclusão

Apesar da plataforma Wix disponibilizar diversos recursos e ser um editor de sites bem simplificado, ele ainda é um pouco limitado em relação ao WordPress.

Em contrapartida, para que se obtenha total utilização da plataforma WordPress, é preciso conhecer tecnicamente como funciona seu sistema, através da utilização de templates e plugins.

Mas no fim, como apresentado no artigo, o WordPress ganha por estar rodando em mais de 30% dos sites atuais e abarcar milhares de funcionalidades. Portanto, não resta dúvida que pode ser a melhor escolha para o seu blog decolar.

Quer saber como criar o seu site WordPress? Saiba como aqui.

O que achou do artigo? Conta para a gente!

Nos vemos no próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *