Como vai, empreendedor? Então quer dizer que você quer criar um site WordPress, né? Pois bem, aqui nesse artigo você vai ver como é fácil e tranquilo ter o seu próprio site WordPress – uma das melhores plataformas existentes no mercado para sites e blogs da atualidade.

Você é leigo em programação para sites? Não tem problema, a sua vida será facilitada no WordPress, ele serve para isso mesmo – para facilitar. Nele, o seu site será desenvolvido inclusive com certa rapidez.

Claro, existem alguns temas gratuitos que são um pouco limitados, mas nada que uma busca boa na biblioteca de temas não te ajude a escolher um bom para o seu site, há preciosidades escondidas.

No artigo anterior, mostramos a importância de ter um site. Neste artigo vamos te mostrar o passo a passo de como criar e customizar o seu site WordPress, desde o registro do seu domínio, a hospedagem e até colocá-lo no ar.

Para começar abordaremos o seguintes tópicos:

Mas antes, a gente precisa te explicar o que cada um é, vejamos:

O que é um domínio?

É basicamente o endereço do seu site. Os internautas o encontrarão a partir dele. Aqui nos utilizamos o xdevs.com.br.

O que é um serviço de hospedagem?

É a empresa que vai hospedar o seu site. Para que o seu site fique no ar e as pessoas possam acessá-lo, você precisa hospedar. Geralmente a hospedagem é paga por mês, dependendo do plano. Aqui na Xdevs nós somos especialistas no serviço de hospedagem de sites WordPress.

O que é o WordPress?

É a plataforma da qual estamos falando neste exato momento. É nela que você vai poder configurar o seu site/blog, do jeito que você preferir e gostar. Há várias possibilidades de customizações.

Agora podemos avançar, vamos ao tópicos.

Funcionalidades do sistema.

O WordPress é gigante! Uma infinidade de plugins e também de extensões. Tudo, claro, vai do seu gosto.

O tipo de conteúdo a ser adicionado no seu site vai depender da proposta e objetivo do seu negócio, até porque tudo tem um nicho – e tudo também precisa encaixar para dar um ar de harmonia.

Haverá um grande contraste no seu site se você inserir conteúdos relativos à espiritualidade e a landpage for toda preta.

Há muito o que fazer. É possível mexer nos temas, nos plugins, nas extensões, configurar um tema e até criar um tema específico para o seu negócio – mas aí vai depender de linguagem de programação.

Como registrar um domínio?

Para registrar um domínio você precisa entrar no site da empresa que oferece o serviço e se cadastrar.

Há inúmeras empresas nacionais e internacionais que oferecem o serviço. As mais conhecidas são o domínio.com.br, o registro.br e o namecheap.com, que é uma empresa internacional, portanto o pagamento é em dólar.

É prático. Você só se cadastra, escolhe um domínio para o seu site, vê se ele está disponível, registra e faz o pagamento – pronto, agora você tem um domínio para o seu site. É importante escolher um de fácil memorização, pois assim os internautas lembrarão facilmente do seu site.

Como contratar um servidor de hospedagem?

É sempre necessário ter uma empresa hospedando o seu site, apesar de muitos temas do WordPress serem gratuitos (ver em wordpress.org). Para iniciantes, você pode escolher uma opção de hospedagem compartilhada – que é o mais barato do mercado atual, mas é preciso ter cautela, pois o serviço pode te trazer problemas de congestionamento.

Aqui na Xdevs você encontra os melhores planos para hospedar o seu negócio na web, acesse o nosso site e confira os planos.

E é muito fácil ter um site hospedado. É só entrar no site, ver os planos e escolher aquele que mais se adequa à sua necessidade.

Xdevs Hospedagem WordPress

Aqui disponibilizamos para você quatro planos de hospedagem WordPress em VPS para atender o seu negócio.

PRO 1 – neste há o VPS compartilhado, com instalação do WordPress, 1 GB de espaço SSD, 4 GB de espaço na Amazon e suporta até cinco mil visitas únicas – além de ter 40 GB de transferência.

PRO 2 – é o mais escolhidos. Neste disponibilizamos 2 instalações de WordPress, 2 GB de espaço SSD, 10 GB de espaço na Amazon, 12 mil visitas únicas e com 100 GB de transferências.

PRO 2 – um plano composto por 4 instalações WordPress, 10 GB de espaço SSD, 50 GB de espaço na Amazon, 50 mil visitas únicas e 300 GB de transferência.

VIP – nosso plano mais robusto. Temos nele VPS exclusivo, 15 instalações WordPress, 160 GB de espaço SSD, 200 GB de espaço na Amazon, suporta até 500 mil visitas únicas e tem 4 TB de transferência

É só escolher o seu.

Como instalar o WordPress?

Também é um processo simplificado, e aqui fazemos para você. Mas vamos lá:

Você precisa estar no painel de controle da sua hospedagem para realizar o procedimento. É importante lembrar que seu domínio pode levar até 24 horas para entrar em funcionamento, e seu site pode demorar até 48 horas para entrar no ar a partir do momento em que você contrata o serviço de hospedagem.

Procure no seu servidor o local de instalação. Lá, você precisa preencher um formulário que deseja para ativar o seu WordPress.

Após, inicie a instalação do seu site o WordPress, que é bastante rápido. Depois desse procedimento, um e-mail será enviado para você confirmando a instalação do software.

Pronto, agora você pode customizar o seu site da forma que desejar.

Como customizar o seu site/blog WordPress

Agora que já falamos um pouco sobre os passos iniciais do WordPress, vamos aprofundar um pouco e te explicar sobre o que há dentro da base.

De forma bem didática vamos te ensinar como customizar o seu site WordPress.

Abordaremos os tópicos passo a passo para que você não perca nenhum detalhe.

Passo 1: Criando o site

É a parte mais fácil. Já falamos acima sobre isso, basta comprar um domínio e contratar um serviço de hospedagem.

Se você já tiver um endereço registrado, melhor ainda, pois já terá o seu endereço personalizado.

A escolha do tema não é tarefa muito fácil, há muitos temas gratuitos legais e pagos também. Escolher um dentre milhares de alternativas é um pouco desafiador. Talvez você perca algum tempo tentando achar um que se adeque diretamente ao seu site.

Enfim, é só escolher um e ativar dentro do WordPress. Ele vai se encaixar com seu conteúdo e adequar à sua estrutura para dar seguimento ao trabalho.

Obs: antes de ativar o tema você pode ver como fica em uma prévia. Se gostar, vá direto ao salvar e ativar.

É possível encontrar diversos tipos de temas no endereço: wordpress.org/themes.

Passo 2: Personalizar layout

É a próxima etapa. No menu do lado esquerdo do painel há uma opção chamada personalizar e é nela que você vai. Inúmeras opções irão aparecer a partir daí.

Nesta etapa você poderá escolher o nome que aparece no navegador (o primeiro acima do endereço). Você pode remover o logo, caso não queira que esse apareça no seu site – colocando um que desejar.

Pode também modificar a descrição do seu site que aparecem no cabeçalho logo que entram. Há opções para as cores de fundo também. Experimente todas e escolha aquela que mais se encaixa “na personalidade” do seu site.

É possível também inserir uma imagem de fundo, mas nesse caso ela aparecerá mais como um papel de parede.

Há diversas fontes para exibição gratuitas no seu site. É claro que pela questão estética há algumas que se encaixam mais do que outras ao perfil do seu site. Escolha a que mais te agrada.

Você pode ainda modificar a imagem que aparece no cabeçalho do seu site. Ela vai aparecer junto ao título na página principal. Geralmente não é utilizada em blog convencionais, que só mostram o título que vem com o nome do blog ou do autor em destaque.

Passo 3: Plugins para o seu site WordPress

Aqui vão dicas de alguns muito úteis para o seu site ficar para lá de charmoso e funcional.

Slider

Quer um plugin deslizante para o seu blog com possibilidades de diversas telas? Sua escolha pode ser o “All In One Slider”. Ele permite fazer alguns sliders incríveis com textos animados usando tags HTML padrão, e a instalação e ativação é bem fácil.

Widgets personalizados

O Custom Widget Area permite criar áreas de widgets possíveis de manusear de forma dinâmica e altamente personalizável. O seu site pode receber diversas formas de postagens com publicações interativas – o que vai depender apenas do tipo de widget inserido.

Astero WordPress Weather Plugin

Este é bem famoso. Bem procurado, esse widget é perfeito para determinar tempo. Ele permite que o proprietário do site visualize a previsão do tempo para um local padrão baseado no endereço do Ip do visitante, ou seja, a previsão do local do visitante aparecerá para o mesmo em tempo real no seu site.

Parallax One Page Builder

Este plugin cria para você quantas páginas você quiser dentro do seu blog de forma personalizada com diversos recursos.

Conclusão

Os procedimentos são bem simples e fáceis de manusear, assim como WordPress.

Com essas dicas você poderá deixar o seu site da maneira que desejar, desde a criação do blog até mesmo adicionando alguns widgets que farão total diferença.

Há inúmeros tutoriais na web de como instalar temas mais complexos – sem esquecer que aqui na Xdevs fazemos todos os procedimentos para você não precisar se preocupar.

O WordPress é uma ótima escolha para o seu negócio decolar.

Agora é hora de colocar a mão na massa e experimentar alguns, que tal?

Gostou das dicas? Dê o seu feedback para a gente nos comentários.

Até o próximo artigo!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *